Veja o que pode acontecer se você divulgar blitz nas redes sociais


Hoje, com a popularização das redes sociais, os avisos de blitz é comum nas redes sociais em específico, em grupos de WhatsApp. No entanto, a prática de avisar sobre uma blitz não é nova. Se você é um condutor experiente, provavelmente já conhece o código entre motoristas quando há uma blitz no caminho. 

Para avisar que há uma blitz, os motoristas costumam piscar os faróis do veículo. Essa mensagem dá o tempo necessário para que o outro condutor se prepare, colocando o cinto de segurança, cujo uso é obrigatório, por exemplo. 

Divulgação de Blitz 

Nas redes sociais, no entanto, os condutores deixam mensagens para compartilhar o local exato de uma blitz. Para isso, expõem seus NOMES, FOTOS e outros DADOS PESSOAIS, o que torna muito mais fácil o flagrante.

O QUE PODE ACONTECER SE EU DIVULGAR UMA BLITZ ?

PL 3.734/2019 torna crime a divulgação ou disseminação de informações com datas, locais e/ou horários de realização de blitz de trânsito. De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES), o PL está em análise e pode sofrer algumas emendas. 

É preciso esclarecer, contudo, que mesmo que ainda não exista uma lei específica, as autoridades acabam por enquadrá-la no artigo 265 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de um a cinco anos e multa. 

Neste ano de 2022, dois casos de prisões por este ato foram registrados, em Junho deste ano, uma mulher foi Presa por divulgar uma blitz em Minas Gerais. No mesmo mês, um homem foi preso por divulgar uma blitz da Polícia em Minas Gerais.


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem