Temperatura do Atlântico muda padrão do el niño e beneficia o nordeste com chuvas

As chuvas fortes favorecem para a região 
data desta publicação: 06/04/2019 as 11:46


As nuvens carregadas na região nordeste não deve deixar a região neste mês de abril,as correntes marítimas quentes do Pacífico que chegaram ao litoral nordestino neste verão continuam provocando forte umidade praticamente em toda a região. O aquecimento das águas do Atlântico, na costa do nordeste, afetou o padrão do El Niño, fenômeno climático que em geral deixa o tempo mais seco. As precipitações devem ser mais intensas até meados deste mês, ainda este mês é possível chuvas forte e intensas no sul do maranhão o que vem prejudicando o escoamento da soja na região, já na Bahia e no Ceará a umidade deve se concentrar no interior dos estados, nas próximas semanas a previsão ainda é de chuva na região.

Maranhão

As fortes chuvas que provocaram estragos no escoamento da soja em março não deve dá trégua tão cedo, as chuvas só devem diminuir no final do mês de abril apenas na última semana de março, choveu 50 mm acima da média mensal. O clima não está favorecendo o Maranhão nos últimos meses. A estiagem do fim do ano passado afetou a produção de soja no Sul do Estado, que deve ser menor este ano. Até agora, cerca de 60% dos grãos plantados já foram colhidos.

Ceará

Já no ceará os agricultores respiram mais aliviados as chuvas que chegaram 20 mm acima da média nas últimas semanas melhoraram a qualidade do solo, as chuvas no estado deve ficar acima da média neste mês de abril, no ceará as chuvas causam estragos em boa parte da região .

Bahia 

As chuvas também alegram os agricultores na Bahia principalmente na região oeste, este no as chuvas chegaram no momento certo, o tempo em Salvador deve continuar fechado nos próximos dias, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Pernambuco e alagoas 

No leste de Pernambuco e no litoral de Alagoas, as precipitações continuam pelo menos até o final do mês. Alagoas vinha sofrendo bastante com a seca dos últimos anos, o que afetou fortemente a produção de cana. As chuvas de fevereiro e março beneficiaram o cultivo.

Previsão para os próximos dias 

Todo o estado do Maranhão, norte do Piauí, costa do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, incluindo as capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB) terão mais um sábado (06) bastante instável, com previsão de chuva a qualquer hora e risco de chuva forte. Ainda há alerta para acumulados elevados, segundo a climatempo as instabilidades devem enfraquecer um pouco no domingo ( 07) e a chuva dará uma trégua na costa norte nordestina áreas litorâneas do maranhão do rio grande do norte e da paraíba seguem com tempo estável e ainda chove a qualquer hora.   

atuação da zcit no nordeste 



0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem