A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 29/8, a Operação Noxious (do latim nocivo), com o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão , em Itapipoca/CE , expedidos pela Justiça Federal, no combate a fraudes identificadas em uma agência da Caixa Econômica Federal.
A operação é resultado de uma investigação que teve início após a análise de relatos encaminhados pela Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal (CEFRA).
A investigação apontou a ocorrência de saques fraudulentos autorizados manualmente no sistema interno da instituição, sem a presença física dos clientes, utilizando as credenciais de um funcionário lotado na agência de Itapipoca/CE.
A apuração abrange a atuação de um funcionário da agência, um prestador de serviços, e outras pessoas relacionadas a estes, todos suspeitos de estarem envolvidos nas fraudes.
Os crimes em investigação incluem associação criminosa, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações, sem prejuízo de outras implicações penais que possam ser verificadas no decorrer da investigação, especialmente no que tange à estruturação de uma possível organização criminosa e fraude bancária eletrônica.
Caixa Econômica de Itapipoca
Como medida cautelar, o funcionário cuja credencial foi utilizada nos saques fraudulentos foi suspenso de suas funções públicas por determinação judicial, enquanto as investigações continuam a fim de esclarecer todos os detalhes do esquema criminoso e identificar outros possíveis envolvidos.
Postar um comentário