Cinco milhões de beneficiários do bolsa família que dizem morar sozinhas passarão por pente fino


As cinco milhões de pessoas que moram sozinhas e recebem o Bolsa Família, as chamadas famílias unipessoais que estão inscritas no programa de transferência de renda do governo federal , terão seus cadastros revisados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) de março até dezembro deste ano.

Segundo a pasta, essas pessoas serão chamadas para a revisão, portanto não é preciso correr às unidades de atendimento da assistência social.

"O objetivo dessa iniciativa é abrir a porta e dar as mãos aos mais pobres, incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente. Quem realmente precisa da transferência de renda não será desligado", disse o ministro Wellington Dias.

O governo estima que, do total de cinco milhões de inscritos no Cadastro Único que recebem o benefício hoje e moram sozinhos, 2,5 milhões apresentam indícios de irregularidades em relação à renda e não atendem aos critérios do Bolsa Família.

De acordo com o MDS, o número de pessoas sozinhas contempladas pelo Bolsa Família aumentou de 14 milhões para 22 de milhões, somente de dezembro de 2020 a dezembro de 2022.

COMO SERÁ FEITO A REVISÃO:

Segundo o ministério, os beneficiários serão chamados por técnicos municipais para realizar a atualização de dados. Ou seja, as convocações serão feitas pelas prefeituras, por meio de mensagem no extrato de pagamento e/ou via mensagem de texto enviada para o celular cadastrado.

O governo federal informou que também vai promover uma campanha de utilidade pública para esclarecer a população sobre como os critérios de acesso às políticas sociais. Além disso, o aplicativo do Cadastro Único vem sendo aperfeiçoado e ganhará novas funções.

Fonte: Extra


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem