Meteoro é visto nos céus de brasília e outros 3 estados

Várias pessoas filmaram e fotografaram o meteoro

Data desta publicação: 18/04/2019

Na noite da última quarta-feira (17) vários moradores de Goiás e Distrito Federal relataram terem visto um meteoro. O fenômeno foi fotografado e filmado por várias pessoas. Um dos vídeos mostra o clarão durante a procissão do fogaréu na Cidade de Goiás, município a 144 quilômetros de Goiânia, O professor de astronomia do planetário de Goiânia, Rafael Miloni Santucci, explicou que o meteoro é um pequeno fragmento de rocha, menor que 10m de diâmetro, e que ainda não se sabe onde caiu.
Passamos as imagens para o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), organização responsável por monitorar esse tipo de fenômeno. A organização está tentando conseguir filmagens de outras câmeras, para saberem mais sobre a velocidade, altura e direção”.


Nas redes sociais muitas pessoas divulgaram o ocorrido,o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, calcula que o meteoro passou a cerca de 430 quilômetros de Brasília e explica que ocorrências de meteoros são comuns nesta época do ano. “Pelo que conseguimos estimar, o fenômeno ocorreu no oeste de Goiás e foi visto principalmente em Goiânia e Brasília por serem regiões mais habitadas”, disse Zuritaainda existem imagens suficientes para calcular a trajetória com exatidão, mas a partir do vídeo registrado na Cidade de Goiás e dos depoimentos enviados pelo “Reporte um Bólido”, é possível concluir que o meteoro passou pela atmosfera de Leste para Oeste, provavelmente passando sobre a cidade de Piranhas no Oeste do Estado, recentemente um grande meteoro também foi visto nos céus do rio grande do sul .

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem